Menu

Departamento de Polícia Técnica - DPT

Departamento de Polícia Técnica

Endereço: SPO, Lote 23, Ed. Sede, 2º andar - Brasília/DF - CEP: 70610-907

O Departamento de Polícia Técnica, órgão central de coordenação das perícias técnico cientificas, subordinado diretamente à Direção-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, reúne quatro institutos (Instituto de Criminalística - IC, Instituto de Identificação - II, Instituto de Medicina Legal – IML e o Instituto de Pesquisa e DNA Forense - IPDNA), responsáveis pela emissão de laudos periciais a partir de vestígios localizados em cena de crime, contribuindo para a materialização e elucidação de delitos pela Policia Civil do Distrito Federal. Integra, ainda, a estrutura do DPT, a Central de Guarda e Custodia de Vestígios – CGCV - onde são armazenados os vestígios de natureza biológica, precipuamente.

Serviço de Guarda e Custódia de Vestígios Laboratoriais - CGCV
SPO, lote 23, conj. A, bloco B, Complexo da PCDF – Brasília-DF – CEP: 70610-907

A Central de Guarda e Custódia de Vestígios - CGCV é o setor destinado à guarda, armazenamento e preservação de vestígios e objetos coletados em cena de crime. É a unidade responsável pela garantia da Cadeia de Custódia adotando protocolos de regulamentação que consistem no acompanhamento e registro de eventos, ocorrências, transferências e movimentações da prova material, desde seu registro e identificação até sua destinação.

Instituto de Criminalística – IC
SPO, Lote 23, conj. A, Ed. Sede, Subsolo - Brasília/DF - CEP: 70610-907

O Instituto de Criminalística é responsável pelo exame da materialidade do delito. Produz provas materiais a partir de vestígios encontrados no local de crime, por meio de técnicas científicas. Busca informações a partir de vestígios, que tipifiquem os crimes, indiquem características qualificadoras, bem como determinem sua autoria.


Instituto de Identificação - II
SPO, conj. A, lote 23, bloco C, Complexo da PCDF- Brasília- DF – CEP: 70.610-907

O Instituto de Identificação utiliza a metodologia científica para fins de identificação humana e determinação de autoria em infrações penais. Dentre suas atribuições, destacam-se as identificações civis e criminais, as perícias papiloscópicas e necropapiloscópicas em locais de crime e laboratório, bem como as perícias de representação facial humana e prosopográfica.

Instituto de Medicina Legal - IML
SPO, conj. A, lote 23, bloco B, Complexo da PCDF - Brasília DF - CEP: 70.610-907.

O IML é responsável pelas perícias em seres humanos, vivos ou mortos. Realiza perícias médico-legais e odontológicas requisitadas pelas autoridades policiais, judiciárias, administrativas ou Órgãos do Ministério Público. Desenvolve pesquisas científicas relacionadas com a medicina legal e realiza cursos/palestras para a sociedade civil, acadêmica e instituições governamentais. Possui as áreas de perícias no vivo, no morto e de laboratório.

Instituto de Pesquisa de DNA Forense - IPDNA
SPO,lote 23, bloco E, Ed. do IPDNA, Complexo da Polícia Civil, Brasília/DF - CEP 70.610-907

O Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA) realiza perícias em Genética Forense em investigações criminais para fins de identificação de autores de crimes e identificação de vítimas. Realiza também exames de vínculo genético (exames de paternidade) nas áreas criminal e civil. Além de exames periciais, o IPDNA realiza pesquisas científicas importantes na área de Genética Forense.

Última modificação em Segunda, 09 Setembro 2019 16:15